AMORES ELETRÔNICOS

Por Marcelo Carrard
Redator-Chefe do Bear Blog Magazine

O processo de comunicação entre as pessoas de um modo geral passou por uma revolução que parece irreversível com a popularização da internet e das relações virtuais do mundo contemporâneo. Num passado não muito distante não existia o nosso popular e-mail e o telefone celular era um artigo de luxo. Para nós da comunidade homossexual era muito limitado o processo de se conhecer alguém, tanto para uma simples transa sem compromisso, ou para um relacionamento afetivo sério. Me recordo de meu relacionamento anterior, iniciado em 1995. Eu e meu ex-companheiro nos conhecemos em uma casa noturna da moda nos Jardins, da maneira antiga, tipo ele chegou até uma amiga minha e pediu para que ela me apresentasse a ele. Dessa noite em diante ficamos 11 anos juntos. A internet, o e-mail, o mundo virtual em si só entrou em nossas vidas em 1998. Muita coisa mudou desde então. Inicialmente eram as salas de bate-papo, o extinto ICQ, os primeiros sites dedicados ao mundo GLS, aos poucos começava uma revolução virtual nos relacionamentos entre as pessoas que via de longe por estar casado com meu companheiro e apenas usar a net como fonte de informação. Veio então a minha separação e me encontrei em um mundo totalmente mudado, com o advento de muitos sites de relacionamento, pessoas se conhecendo de maneiras diferenciadas, tudo era muito confuso para mim. Uma de minhas primeiras investidas foi em meu Blog sobre Cinema Extremo e de Gênero: o MONDO PAURA. Hoje os Blogs são uma realidade concreta no mundo todo e tem muito mais acesso do que os sites. Conheci dezenas de pessoas incríveis através dessa ferramenta cada vez mais influente nos meios de comunicação atuais, pois os Blogs atualmente são muito mais do que simples diários, são fonte de informação, de trocas de idéias, com liberdade e agilidade. Mas muito mais aconteceu no mundo, para minha surpresa que sou de uma geração em que escrevíamos cartas para os amigos que moravam em outras cidades.
Sem dúvida nenhuma o mais importante acontecimento dos últimos anos foi o nosso amado e odiado ORKUT. Depois que esse site de relacionamentos foi comprado pela GOOGLE, se popularizou de maneira incontrolável no Brasil, ao contrário da Europa e dos EUA onde reina o MY SPACE, que aliás e muito mais seguro e interessante do que o Orkut. A facilidade de se expressar, de se expor e de procurar novas amizades e relacionamentos, faz parte da cultura brasileira, pois somos mais calorosos e afetivos. Com o “Pacote Orkut”, vieram uma série de coisas maravilhosas e terríveis, ao mesmo tempo, pois afinal a internet é um reflexo virtual de tudo que existe de mais sublime e de mais degradante da natureza humana. Vamos começar pelas coisas boas: Muitas pessoas de nosso meio GLS acharam no Orkut seus iguais em todos os sentidos. Para nós do meio ursino foi muito gratificante poder saber da existência de grupos, através das comunidades existentes no Orkut, que não estamos sozinhos nesse mundo. Muitos ursinhos descobriram que eram ursinhos e que havia muita gente querendo conhecê-los. Para a auto-estima de muitos gordinhos o Orkut foi uma ferramenta muito significativa. E paralelamente surgiram sites clássicos como o ALL BEARS. No passado nos limitávamos a um pequeno universo de bares e clubes, além de saunas, para conhecermos nossos parceiros, em nossa cidade. Esse limite geográfico foi quebrado pela internet e principalmente pelo Orkut, onde foi possível a descoberta de pessoas maravilhosas em cidades e estados próximos e em muitos casos essa descoberta se configurou em belas histórias de amor, ao mesmo tempo que serviu também como forma de se conseguir sexo de maneira muito específica, com o tipo e a forma de transa que mais nos agrade. Além da amizade, da união entre as pessoas de todos os grupos da comunidade GLS. Mas nem tudo são flores do campo e sempre tem o lado negativo de tudo na vida.
O lado obscuro dos sites de relacionamento, principalmente o Orkut, são os mal-resolvidos e xaropes que tem o famoso PERFIL FAKE. Alguns usam por estarem trancados no armário, outros por serem casados, e muitos para agredir e perseguir os grupos ou pessoas que odeia mas é covarde demais para um enfrentamento cara a cara. Os processos por Assédio Moral no Orkut tem crescido muito. Na comunidade ursina infelizmente isso acontece e muito, nosso Editor-Chefe que o diga, e agora, a ultima moda são as denúncias anônimas de nossos inimigos que fizeram o Perfil do Marcelo ser deletado duas vezes, que coisa feia, que covardia, mas as coisas são assim mesmo e a vida segue. Outra febre do mundo virtual que se popularizou foi o nosso também amado e odiado MSN. Eu fico aflito com aquele monte de janelas fazendo aquele barulinho... A possibilidade de se falar ao vivo, com o uso de câmera, com pessoas de todo o mundo, é sem dúvida uma revolução e além do mais todos conhecem pessoas que no momento namoram pelo MSN, algumas nunca se encontraram pessoalmente. Sites como o DISPONIVEL entre outros já vão por um caminho mais sexual da coisa mas sem caretice, somos todos livres e entre maiores de idade, com consentimento de ambas as partes, vale tudo, ou quase....
Atualmente vivo um relacionamento que conheci pelo Orkut, é uma experiência totalmente nova para alguém da minha geração onde o costume era o diálogo frente a frente entre as pessoas, sem o véu virtual. Uma dica interessante no Orkut: sempre verifique quem está visitando seu Perfil, muitas pessoas são tímidas e tem vergonha de adicionar. Entre esses visitantes pode estar o grande amor de sua vida, uma transa deliciosa, ou um grande amigo, nunca se sabe. Com responsabilidade, segurança e respeito/amor próprio, os relacionamentos virtuais, os amores eletrônicos, podem se tornar uma realidade sublime. O mundo mudou, a relação entre as pessoas também, e estamos apenas no começo dessa revolução, muito mais virá e um dia ainda vamos achar engraçado o Orkut, o Skype e o MSN, que deverão se tornar ferramentas obsoletas diante das novas tecnologias que não param de surgir.

1 comentário:

Unknown disse...

Duas correções:

- o ICQ não foi extinto. Caiu em grande parte em desuso por não acompanhar os recursos dos outros mensageiros instantâneos, e hoje não tem nem de longe a popularidade que já teve, mas ainda existe e funciona - se você tiver com quem falar através dele.

- o Google não comprou o Orkut. Este foi desenvolvido como projeto autônomo (algo permitido e encorajado pela empresa) por um programador do próprio Google, um turco cujo primeiro nome é justamente Orkut (o sobrenome é impronunciável para quem não fala turco). Então, já foi um produto da casa desde o início.

E um comentário:

Pena que devido à "empurroterapia" da Microsoft o MSN Messenger (atual Windows Live Messenger) se tornou universal no Brasil. Em outros países, o Yahoo! Messenger é muito mais popular e utilizado, e como programa eu o acho muito superior. Acabo usando o MSN para falar com os brasileiros e o Yahoo! Messenger para falar com meus amigos de fora, que em sua maioria estão nele.