A Questão é:

Empatia

Mas por que essa palavra é tão importante para nossa atual vida?
Em resposta a esse questionamento em pauta, chegamos ao famoso dito popular “nenhum homem é um ilha!”. Todos nós, independente de sexo, credo, raça ou orientação sexual, somos de certa forma dependentes sim de alguém para vivermos e/ou mantermos nosso estilo de vida.
A cada olhar, aperto de mão, fala ou abraço; trocamos energia com uma pessoa, e esse, por sua vez, consegue no mesmo instante avaliar a intensidade de energia desprendida pelo emissor da ação. Nesse dado momento você se mostra para o outro, assim deixando a oportunidade de ocorrer a avaliação a primeira vista, aquela conhecida primeira impressão.
Quando estamos em ambiente coorporativo (trabalho), sempre escutamos alguns desses jargões: Trabalhamos em equipe, ou somos um time, precisamos nos tornar um time, uma equipe, ou pior, quem não faz parte do time está fora do jogo; e por ai vai; mas como fazer isso realmente acontecer? Como sentir esse time? É ai que entra a nossa questão: Empatia.

“A palavra empatia é derivada do grego "empatheia", que
significa afeto ou paixão, ou ainda "entrar no sentimento".

Os gregos entendiam que para se observar devidamente uma
obra de arte era necessário "entrar em seu sentimento", observá-la
de dentro para fora.”
(
http://erazen.blogspot.com/2007/10/cano-das-mulheres.html)

Se antes de qualquer troca de palavras com alguém, seja até mesmo o pedido de uma informação, se colocarmo-nos no lugar da pessoa que será indagada na situação e visualiza-la como será recebida; nosso jeito de conduzir uma conversa ou diálogo seria de forma racional e sincera, fazendo –se entender o que realmente queremos saber, já que com a empatia extraímos a essência da pessoa, fazendo com que seus movimentos corporais sejam certificados pela fala (dica: ler os livros: o corpo fala e linguagem corporal, são maravilhosos para entender a dinâmica de um diálogo com e sem empatia). Provocando uma sinergia positiva entre os membros do grupo envolvido.
Em conversa com um amigo, Marco Antonio, sobre esse assunto ele diz que quando temos essa sinergia estamos nos integrando de forma sincera e harmônica a equipe de trabalho, e no que tange ao grupo de amigos devemos entender seus sentimentos e ainda, procurar perceber o outro, assim entrando em sintonia mútua. Usou um exemplo muito bom: é como harmonizar um acorde de violino afinando-o, pois se não for assim, qualquer que seja o tipo de relacionamento desanda.

”O termo empatia foi utilizado pela primeira vez por E.B. Titchener, psicólogo, e o termo origina-se do termo grego empátheia, que significa "entrar no sentimento". Para alcançarmos este estágio é necessário deixar de lado nossos próprios pontos de vista e valores para poder entrar no mundo do outro sem julgamentos. E como isso é difícil de fazer!”
( http://www1.uol.com.br/vyaestelar/empatia)

Essa empatia deve ser praticada por todos, então por que não começar hoje, com a próxima pessoa que eu conversar? Vamos ser empático com todos, até com aqueles que não nos damos bem, com aqueles que nos subestimam, pois existe uma Lei, na qual todos nos passamos por ela, seja consciente ou inconsciente. A Lei de Causa e Efeito. Portanto nesse caso com empatia,a pessoa que quer te fazer algum mal, você conseguirá enxergar e assim ter tempo para se proteger, e aquela pessoa que quer te fazer o bem, você conseguirá maximizar os instantes que estarão juntos, tornando-os inesquecíveis.
Esse exercício dói, pois a verdade dói e cansa, mas mostra realmente que estamos vivos, já que temos q deixar de lado nosso ponto de vista e aprender a ter uma visão mais global da situação, para então agir pontualmente.
Reflita esse trecho: “...Para alcançarmos este estágio é necessário deixar de lado nossos próprios pontos de vista e valores para poder entrar no mundo do outro sem julgamentos. E como isso é difícil de fazer!”
Com certeza seremos muito mais felizes, e faremos os que estão a nossa volta mais felizes, pois estaremos trocando assim, energia boa, positiva e própria para o crescimento humano.

Um forte abraço!
Sidney Pires Martins
sidneypmartins@gmail.com

Sem comentários: