Consumo de Álcool na Adolescência


O uso de álcool entre adolescentes é naturalmente um tema controverso no meio social e acadêmico brasileiro. Ao mesmo tempo em que a lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), é prática comum o consumo de álcool pelos jovens – seja no ambiente domiciliar, seja em festividades, ou mesmo em ambientes públicos
Basta chegar a sexta-feira de um dia quente para que os bares de todo o país fiquem repletos de adolescentes que, entre um papo e outro, bebem muita cerveja. Os fabricantes chegam a fazer campanha, dizendo que a bebida é fraca, que é mais apropriada para o jovem e que no calor o que combina mesmo é a cerveja – além dos destilados.
No entanto, não é apenas o sol que atrai uma grande quantidade de jovens a se embriagar pelas esquinas do país. O aumento do consumo de bebidas alcoólicas em uma população é influenciado por uma série de fatores. Como exemplo o fator do preço das bebidas, os locais de venda, que são muito acessíveis para os adolescentes e os comerciantes que ajudam a causar esta má influencia.
É tanto intuitivo quanto comprovado por sólidas evidências que, quanto mais barato o preço das bebidas alcoólicas e quanto mais fácil comprá-las, mais as pessoas bebem. No Brasil, onde o preço de um litro de pinga é comparável ao do litro de leite e é raríssimo um menor de idade ter dificuldades de adquirir qualquer droga, o consumo do produto tem apresentado forte tendência de crescimento.
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